Veja um pouco de nossa trajetória!


  • Década de 70

    O Antigo Curso CASD

    Na década de 1970, alunos de graduação do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) fundaram o "Curso CASD", um curso pré-vestibular, que em pouco tempo destacou-se com aprovações nas universidades mais concorridas do país. No entanto, em 1978, o CASD encerrou suas atividades devido à concorrência que surgiu em São José dos Campos com outros cursos comerciais do mesmo ramo e também por dificuldades internas de manutenção.

  • 1997-2004

    O CASD Vestibulares Ressurge

    Em 1997, alunos de graduação do ITA decidiram reativar o curso, agora com o nome CASD Vestibulares - Curso Alberto Santos Dumont, apoiados pelo prefeito de São José dos Campos na época, Emanuel Fernandes, ex-aluno e ex-professor do CASD e formado em engenharia aeronáutica pelo ITA. A partir de então, o CASD Vestibulares, inicialmente com 60 alunos, passou a apresentar um novo enfoque educacional, não mais voltado para o setor comercial. A nova proposta do curso, essencialmente filantrópica, visava a atender à população carente da cidade de São José dos Campos e regiões vizinhas, oferecendo ensino de qualidade àqueles que não tinham condições de arcar com os custos de um pré-vestibular comercial. Em outubro de 1998, o CASD Vestibulares teve sua pessoa jurídica definida como uma Associação Civil sem fins lucrativos.

  • 2005-2010

    Construímos nossa própria sede

    Mesmo com poucos anos de existência, o CASD Vestibulares cresceu muito. No ano de 2005, o corpo administrativo do curso resolveu ousar. Foi construída uma sede própria para atender mais alunos carentes e garantir uma maior sustentabilidade e qualidade do curso. O projeto foi realizado com sucesso, por meio de doações de instituições públicas e privadas, entre eles: Instituto Embraer, Petrobras, Banco Santander e Prefeitura Municipal de São José dos Campos. Em 2006, foi inaugurada a sede-própria e o número de alunos atendidos anualmente, que em 1999 era 100, aumentou para mais de 500 alunos, solidificando o papel transformador do CASD Vestibulares perante a sociedade joseense.

  • 2010-2014

    Surge o Casdinho

    Em paralelo ao funcionamento do CASD Vestibulares, ainda com o objetivo de fazer da educação um papel de transformação social, três alunos de graduação do ITA fundaram, em 2010, o Casdinho. Inspirados na ONG Olímpicos de Santa Isabel (OSI), decidiram dar aulas preparatórias para o Colégio da Embraer - CEJW. Para tanto, firmou-se um compromisso de aulas com um grupo seleto de alunos da rede pública de ensino de São José dos Campos que participavam do Programa Decolar. No início do primeiro semestre eram apenas 15 alunos, quantidade que aumentou para 50 ainda no mesmo ano. No final de um ano de tanto esforço, os resultados não poderiam deixar de serem surpreendentes. Esses resultados inspiraram ainda mais os alunos do ITA que abraçavam a causa e um número maior de membros permitiu que o Casdinho proporcionasse no seu segundo ano uma oportunidade de ensino para mais estudantes. Selecionaram-se, pelo primeiro Vestibulinho (Processo Seletivo do Casdinho), os 120 mais bem preparados alunos do ensino fundamental de escolas públicas da região do Vale do Paraíba. Nesse ano também começaram as aulas preparatórias para Olimpíadas, uma oportunidade que os alunos tiveram de desenvolver ainda mais o seu potencial. No ano de 2012, decidiu-se continuar o plano de expansão do Casdinho: atender 140 alunos desta vez. E não somente os mais bem preparados dos 7º e 8º anos das escolas públicas, mas dessa vez com um processo seletivo com duas etapas: o Vestibulinho (a nossa prova) e uma entrevista de renda, selecionando os mais carentes entre os primeiros colocados no Vestibulinho.

  • 2014-Hoje

    Surge o Centro Educacional Sants Dumont

    Ainda em 2014, as duas instituições CASD Vestibulares e Casdinho se tornaram parceiras e deram corpo à ONG Centro Educacional Santos Dumont, com o objetivo principal de causar um intenso impacto social na região do Vale do Paraíba dando condições apropriadas à educação para jovens com potencial.